top of page

Livros / Books

SEGAL, Robert. Direitos Humanos, Cidadania e Segurança Pública: conexões do século XXI. 2ª edição. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2014, p. 248.

 

O livro aborda temas ligados aos direitos humanos, à cidadania e à segurança pública, sob a ótica contemporânea, tomando como base as declarações, convenções e tratados internacionais, bem como a legislação brasileira, tendo como ponto norteador a Constituição Federal de 1988.

Nesta mesma obra se propõe uma refelexão sobre a titularidade dos direitos humanos, gravados na Constituição Federal como direitos e garantias fundamentais, daqueles direitos inerentes ao conceito de cidadania.

Se, numa via, ainda se busca a efetividade dos direitos humanos e fundamentais, em outra via, reside o desafio de garantir a ordem pública a todos os cidadãos sem, no entanto, que isso implique na violação daqueles mesmos direitos.

SEGAL, Robert. Violência Escolar: perspectivas contemporâneas. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2014, p. 220.

 

Este livro aborda a violência escolar em suas três modalidades básicas de expressão: a violência da escola, enquanto uma espécie de violência simbólica engendrada pela imposição de conteúdos curriculares e normas aos alunos, a violência à escola, ou contra à escola, como uma manifestação de resistência a imposição de tais conteúdos e normas, assim como a padronização dos alunos, como se fossem iguais, e, por fim, a violência na escola, a qual, se por um lado, mantém as relações de dominação e poder intramuros, por outro lado, representa uma forma alternativa de linguagem, oral ou escrita, cujo significado remeteria à identidade das tribos urbanas constituídas por jovens em idade escolar, entre os muros da escola, remetendo-se, em parte, ao arcaico, na complementariedade entre os impulsos apolíneo e dionísiaco que mesclam o racional ao orgiasmo da tragédia grega.

 

FERREIRA, Arthur A.L.; MARTINS, André; SEGAL, Robert (Organizadores). Uma Bola no Pé e Uma Ideia na Cabeça: o que o futebol nos faz pensar. Rio de Janeiro: UFRJ, FAPERJ, 2014, p. 320.

 

Este livro reúne artigos que trazem consigo algo em comum: a paixão pelo futebol.

Mas, a peculiaridade dessa obra se refere à articulação entre o futebol e a filosofia, numa linguagem acessível mesmo para quem não é dessa área do conhecimento.

Autores de países como Argentina, Brasil, Espanha, Itália e Portugal e torcedores de diversos times de futebol falam desse esporte à luz de pensadores como Baruch Spinoza, Bruno Latour, Fredrich Nietzsche, Gilles Deleuze e Zygmunt Bauman, entre outros.

SEGAL, Robert Lee. Unidades de Polícia Pacificadoras (UPPs) e Escolas: UPPs e aspectos educacionais no Rio de Janeiro - o caso das escolas na Grande Tijuca. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2015, p. 214 p.

 

Este livro constitui uma versão indexada (ISBN) de uma tese de doutorado em educação, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), desenvolvida junto ao Laboratório de Pesquisas em Oportunidades Educacionais (LaPOPE), sobre a relação entre as Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) e alguns aspectos educacionais, especialmente aqueles ligados às oportunidades educacionais de crianças e adolescentes, moradores de favelas na região da cidade do Rio de Janeiro conhecida como Grande Tijuca e matriculados em escolas da rede municipal nessa mesma região.

É o resultado de uma pesquisa de campo que contou com a consulta a informações disponíveis nos meios de comunicação, a coleta de dados junto à Secretaria Municipal de Educação (SME/RJ), a realização de entrevistas com funcionários das escolas da rede municipal localizadas na Grande Tijuca e aplicação de um questionário a alunos matriculados em duas turmas do nono ano do ensino fundamental de uma dessas escolas.

JULIÃO, Carla; NOVO, Cristiane Barroncas; ASENSI, Felipe Dutra; OLIVEIRA, Rafael Bastos de; SEGAL, Robert (Org.). Temas contemporâneos de educação. Rio de Janeiro: Pembroke Collins, 2020, 654p.

Livro produzido em consequência do I Congresso Internacional de Altos Estudos em Educação, em 2019, promovido pelo CAEduca e organizado por Giselle Oliveira, Felipe Dutra Asensi e equipe, com capítulos versando sobre temas educacionais da atualidade.

No meu caso, a contribuição diz respeito à uma análise das categorias incivilidades, conflitos e violências escolares - violência da escola, violência à escola e violência na escola - com vistas a elucidar possíveis ambiguidades e imprecisões conceituais que, em última instância, podem comprometer empreitadas de mediação de conflitos nas escolas.

SEGAL, Robert; MOURA, Alessandra. Bullying. In: ALLEGRETTI, Alessandro (Org.). O direito ao alcance de todos. Rio de Janeiro: OAB/RJ; Unisuam, 2006.

Em companhia de uma colega, tive a primeira chance de publica um texto em uma coletânea de obras da Comissão A OAB-RJ Vai à Escola.

Um capítulo pequeno, mas com consequências enormes, pois, de lá pra cá, minha vida profissional, pautada na interface entre Direito e Educação se expandiu, motivo pelo qual, atualmente, venho atuando da educação básica ao ensino superior.

Trabalho fruto de atividades inicialmente realizadas em escolas das redes pública e privada no estado do Rio de Janeiro, com palestras e oficinais sobre os mais variados temais, tais como direitos humanos, cidadania, meio ambiente, direitos dos trabalhadores, direito de família, adoção, aborto, bullying etc.

bottom of page